O que é Data Science: conceitos, aplicações práticas e um bate papo sobre carreira

Para o cientista de dados, aplicar matemática e estatística avançada faz parte das suas funções. O cientista de dados automatiza muitos processos do trabalho através da programação. A partir de um questionamento, o profissional cria hipóteses, faz validações, utiliza ferramentas de manipulação de dados e, no final, gera impactos reais para a empresa. Evitar gastos e riscos financeiros, estimar o quanto ela vai vender e lucrar no próximo ano, facilitar a personalização de produtos e serviços para usuários são alguns desses impactos.

o'que faz um cientista de dados

É preciso criar, inovar e ir além dos concorrentes propondo soluções que ainda não foram implementadas e que possam trazer vantagem competitiva para as organizações. Para alcançar essas informações, grande parte das empresas estão dispostas a investir pesado em tecnologia Big Data. Houve o caso, por exemplo, da empresa que relacionou a compra de fraldas com cerveja e, por isso, resolveu colocá-los próximos na mesma prateleira. Contudo, somente esse tipo de cruzamento de informações não satisfaz mais o mercado. A versatilidade da ciência de dados permite que os profissionais se encontrem em uma vasta gama de indústrias, contribuindo com suas competências em cenários distintos e inovadores.

O que é preciso estudar para ser um cientista de dados?

Para você ter uma ideia, só em 2018, foram gerados 33 zetabytes de novos dados no mundo – cada zetabyte equivale a 1 trilhão de gigabytes. Consegue imaginar o quanto desta informação foi analisada e aproveitada pelas empresas? Dessa forma, é possível já ser graduado em uma área de conhecimento e cursar a pós-graduação em Ciências de Dados e Big Data Analytics da Estácio para ser um cientista https://myparea.mn.co/posts/54109967 de dados. Caso ainda não possua graduação, você também pode escolher iniciar sua carreira com uma graduação em Ciência de Dados e dar o pontapé inicial para trilhar uma trajetória de sucesso. Por conta disso, as opções de formação para quem atua enquanto cientista de dados são múltiplas. Isso porque o cientista de dados não estará restrito à área de Tecnologia da Informação (TI).

Pessoas que atuam nessa área se tornam responsáveis por garantir que modelos de Machine Learning funcionem de forma otimizada e possam ser escalados para dar conta de um grande volume de dados. Como exemplo, ele menciona profissionais da Engenharia de Software ou mesmo de Product Management, que podem atuar de forma associada ao time de dados. Dessa forma, esses tipos de cientistas de dados precisam entender a linguagem usada e as possibilidades de execução. Florian Douetteau aponta que esse tipo de cientista de dados é caracterizado pela pouca profundidade em Ciência de Dados.

Soluções

Esta etapa requer não apenas habilidades técnicas, mas também um profundo entendimento do contexto de negócios. Por isso, esse processo pode variar significativamente dependendo do setor e das necessidades da empresa. No entanto, as empresas de tecnologia decolaram, já que o trabalho de uma pessoa programadora pode ser feito em casa utilizando um computador. Sinto que realmente a maior mudança na área de dados foi essa divisão do que um cientista de dados deve e pode fazer e também o que é tarefa de engenheiros de dados e machine learning, por exemplo. É muito importante poder seguir uma carreira que sustente uma vida confortável. Agora que você já sabe o que faz um cientista de dados, chegou a hora de dar o primeiro passo e investir na sua graduação.

  • O volume crescente de fontes de dados e, subsequentemente, dos dados tornou a ciência de dados um dos campos que mais crescem em todos os setores.
  • A Estácio busca incentivar a inovação e o empreendedorismo na trajetória do estudante.
  • A seguir, falaremos mais sobre a profissão cientista de dados, bem como a formação necessária para assumir este cargo no mercado de trabalho.
  • Pessoas que atuam nessa área se tornam responsáveis por garantir que modelos de Machine Learning funcionem de forma otimizada e possam ser escalados para dar conta de um grande volume de dados.

É fundamental também dominar o github e seus controles de versionamento para organizar a codificação e ter uma boa visão na programação em grupo. Por fim, mais um tipo de cientista de dados é https://telegra.ph/curso-de-teste-de-software-04-04 aquele que se torna responsável por gerenciar um time de profissionais da área. Esse papel vai se afastar da prática e se tornar essencial para que profissionais atuem com máximo desempenho.

Principais assuntos

Em um projeto que ele esteja procurando a solução para aumentar as vendas de uma loja, por exemplo, ele pode trabalhar em conjunto com o diretor comercial, gerente comercial e vendedores. Nessa relação, o cientista de dados precisa fazer perguntas para entender como o setor funciona, fazer análises de possibilidades e questionar sobre princípios e processos da área. O cientista de dados também precisa https://www.atlasobscura.com/users/yafawo8305 ter algumas habilidades e competências comportamentais como boa comunicação, liderança e capacidade de resolver problemas. Já faz alguns anos que a profissão de cientista de dados – ou data scientist, em inglês – aparece em listas de empregos em alta no Brasil e no mundo. Em pesquisa recente feita pelo LinkedIn, por exemplo, ela aparece entre os 25 cargos com demanda crescente no país para 2022.

  • Na área de vendas, por exemplo, o cientista de dados usa a estatística para testar a eficácia das campanhas de marketing.
  • Cientistas de dados precisam saber exatamente onde querem chegar e, para isso, devem conhecer as limitações e as dores existentes.
  • As atividades desempenhadas pelo profissional de Ciência dos Dados englobam, principalmente, a solução de problemas complexos e, na maioria das vezes, inéditos, pois a repetição e monotonia são raras no seu dia a dia.
  • Esse movimento de digitalização acelerado abre portas para novas áreas de conhecimento, com a geração massiva de dados, e faz com que as empresas busquem perfis de profissionais analíticos, entre eles, o cientista de dados.
  • Assim, cientistas de dados podem atuar em qualquer negócio que precise lidar com um grande volume de dados e entenda a importância de usar esses dados para solucionar problemas e propor melhorias.